Rumo ao Hexa: Os primeiros desafios da seleção

6 de jun. de 2010


Como todos sabem, faltam poucos dias para o começo da Copa do Mundo da África do Sul. A primeira copa em continente africano e tudo o mais que você já está cansado de ouvir por aí. Então vamos ao que interessa, antes que eu transforme seu ócio em tédio.

Nossa seleção encontra-se no Grupo G, junto à Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Devemos temer alguma dessas equipes? A resposta é sim! Esse é um grupo arriscado, mas o Brasil deve se classificar, porém toda cautela vai ser pouca, senão podemos amargar um fiasco e ficar logo na primeira fase.

A Coréia do Norte, nossa primeira adversária, é a zebra do grupo e não assusta ninguém. Essa será apenas a segunda Copa disputada por eles, a primeira foi em 1966, ou seja, faz tempo pra dedéu. Provavelmente vão jogar tudo na defesa para não sofrer gols e se possível for, marcar algum golzinho pegando os adversários desprevenidos. Com certeza o mais difícil contra eles, será marcar o primeiro gol, se isso acontecer e eles tiverem que sair pro jogo, a partida vai ficar fácil.

As pedreiras começam a partir do dia 20, onde o Brasil enfrenta em Johannesburgo a seleção da Costa do Marfim, do craque Didier Drogba, que se contundiu recentemente e passou a ser dúvida para a copa. Se ele não puder mesmo jogar, é um desfalque dos mais importantes e motivo de felicidade pros brasileiros mais egoístas. Mas espero que ele se recupere, pois com 32 anos, provavelmente essa é a última chance dele disputar um mundial. Os marfinenses têm jogadores talentosos, como Kalou, Yaya Touré, Eboué, Zokora e Bakari Koné, além do próprio Drogba, que atuam em grandes equipes como CHELSEA, BARCELONA, ARSENAL, SEVILLA e OLYMPIQUE DE MARSEILLE. Se o recém-contratado técnico Sven-Goran Eriksson (treinador da Inglaterra nas últimas duas copas) conseguir acertar esse time taticamente e motivá-los para os jogos, a Costa do Marfim pode conseguir uma vaga para as oitavas-de-final. Cuidado com eles!

O terceiro jogo é com certeza o mais badalado da primeira fase. Já tendo enfrentado as outras duas equipes, Brasil e Portugal, vão a campo sabendo o que precisa ser feito para se classificar. O ritmo do jogo vai depender do resultado dos primeiros jogos. Se ambos precisarem vencer, com certeza vai ser um jogo de encher os olhos e assustar cardíacos. Com uma boa zaga e um ataque veloz com a estrela Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Nani, os lusitanos devem dar trabalho para qualquer equipe que os enfrente.

Já a nossa seleção, todo mundo já conhece. Entretanto não custa lembrar que temos uma das defesas mais consistentes do mundo e jogadores de peso ofensivamente, como Kaká, Robinho, o matador Luís Fabiano e o velocista Nilmar, que em minha opinião deveria ser titular. Mas não vou entrar nas críticas referentes ao técnico Dunga, pois isso agora, além de inútil, renderia um texto enorme e uma discussão ainda maior. O que vale é que o Brasil tem um time muito forte atrás e que mesmo não tendo o futebol vistoso de outros tempos, é um dos favoritos, mesmo que vença os jogos por um ou dois gols de diferença. Vai Brasil!

Se tivesse que apostar, quais países você acha que ficarão com a vaga? Eu jogo minhas fichas em nossa seleção e nos africanos da Costa do Marfim, com Portugal ficando na primeira fase e decepcionando a todos. Mas, como dizem, futebol é uma caixinha de surpresas...  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010