A polêmica Jabulani

7 de jun. de 2010



E a nova bola que será usada na Copa do Mundo da África do Sul, hein?  A tal da Jabulani. Essa bolinha tá dando o que falar. Os jogadores da nossa seleção a colocaram no paredão e já há alguns dias vem metralhando-a sem dó. Já a chamaram de “patricinha”, “bola de supermercado” e “sobrenatural”, só pra ter uma idéia. Quando eu já estava formulando um pensamento de que essas críticas não passam de intriga entre (grandes) fabricantes esportivos, já que a bola é da Adidas e os brasileiros são patrocinados e equipados pela Nike, eis que um novo fato surge. Mas ainda assim não descartam totalmente minha primeira impressão.

O técnico da seleção dinamarquesa também mostra insatisfação com a pelota oficial. E o que mais chama a atenção é que a seleção nórdica é equipada pela própria Adidas. O que de certa forma anula minha primeira tese, de que toda essa crítica seja coisa de atletas mancomunados. Porém, a de se salientar que o treinador só reclamou da bola depois que sua equipe sofreu uma derrota frente à Austrália por 1x0 em amistoso realizado na última terça-feira.  Bobinho ele, né? Aproveitar o embalo e colocar a culpa na bola e assim arrancar o seu da reta.

Mas a Jabulani continua sendo mal falada. O goleiro italiano, Gianluigi Buffon também se mostrou desfavorável à coitada da bola, segundo informações do Terra.  Vale lembrar que a esquadra azurra é patrocinada pela Puma, outra concorrente.

Já, nosso craque, Kaká disse que não há nada errado com a bola e que logo os outros atletas vão se acostumar com a gordinha. Bom, mas ele também é café-com-leite nessa questão, pois é patrocinado pela marca da Jabulani.

Com todo esse bafafá, o presidente da FIFA veio a público dizer que a bola é da Adidas e ele não tem nada a ver com isso. Disse também que ela passou em todos os testes e aproveitou pra alfinetar nossa seleção: “ Se o Brasil ganhar a Copa, ninguém vai reclamar da bola...”. E de fato não vai mesmo. Mas se perder, prepare suas orelhas senhor presidente da FIFA.

Já a Adidas, principal envolvida nessa história, pronunciou-se alegando que todas as seleções receberam a bola há bastante tempo e já eram para estar adaptados. “A bola tem sido utilizada por meses. Nós começamos a usá-la em dezembro em uma grande variedade de ligas. Todas as respostas que tivemos têm sido positivas” informou um porta-voz da fabricante, segundo informações da FolhaOnline.

Agora fica a dúvida, será que a Jabulani é assim tão ruim como estão dizendo? Ou é falta apenas de se acostumar com ela? Ou ainda, é como pensei, uma grande conspiração envolvendo empresas multinacionais? Qual é sua opinião caro leitor? Não seja tímido e deixe-a aí nos comentários.

Seja ela qual for, com certeza você concorda comigo que independente da bola, é bom nossos jogadores mostrarem que são guerreiros no campo e não só no comercial de cerveja e que tragam o caneco pra casa. 
E Adidas, fique à vontade para me manda um exemplar da Jabulani para mim tirar minhas próprias conclusões. Sou horrível bom de bola, rapá.

1 comentários:

Paulinha disse...

vamos ver se esse blog metido deixa meu coments por aqui agora... hahaha
tá mto bom o texto, alias... os textos estão ótimos, como sempre...
boa sorte no novo blog amor!
bjo

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010