Horário Político - Um bom programa de humor

18 de ago. de 2010


Ontem teve início a veiculação do horário político obrigatório nas emissoras de televisão e rádio de nosso país. Ainda bem que aqui na terra de ninguém chamada internet estamos livres disso. Porém, há, mesmo assim, quem perca alguns minutos assistindo a trechos da propaganda eleitoral pelo youtube. Afinal, nela estão contidos grandes cenas de humor voluntário ou involuntário.

Existem diversas cenas dignas de risos dentro da propaganda eleitoral. Como, por exemplo, as já clássicas imagens de candidatos andando no meio do povo e abraçando as pessoas nas ruas, como se fossem grandes amigos. Eles caminham, acenam, beijam e, sobretudo, sorriem. Sempre sorrindo, os candidatos passam por lugares que talvez nunca tenham passado antes e talvez nem sequer se importassem em conhecer. Mas para conseguir o seu voto, vale tudo. Até dar uma de amigão da população. Mas será que isso ainda angaria votos? Pior que eu acho que sim, infelizmente.

Além disso, candidatos a governador e presidente, também gostam de gastar seu tempo na televisão contando como foram bons durante sua vida até aquele momento. Mostram sua história, seja contando emocionado, seja com depoimentos também emocionados ou através de simulações que valem o framboesa de ouro Oscar. O ponto em comum é que todos eles vieram de família pobre (o termo “carente” também é muito usado, pode reparar) e sempre lutaram muito para chegarem onde estão. Estudaram muito, batalharam demais, mesmo. É impressionante. Ninguém fala das “cunhas” que arrumaram para conseguir cargos e nem porque se envolveram na sujeira que é a política. Aposto que era pra ajudar o povo. Com certeza...

É engraçado notar também que eles dizem que sempre foram ótimos, enquanto o candidato rival faz questão de dizer o quanto não foram nada disso.

Mas o momento em que a gargalhada sai mais gostosa mesmo é no horário destinado aos candidatos a deputados e senadores. Antes eu achava que os figurões mais engraçados eram aqueles que tentavam a vaga de senador aqui da minha cidade, mas mesmo os políticos dos grandes centros e aspirantes a cargos maiores também são muito engraçados. É cada figura, amigo, é cada rima esperta que é impossível não rir. Alguns com imensa dificuldade para falar duas ou três palavras em frente à câmera, ou mesmo o próprio nome sai sofrido. Aposto que tem gente ali que nem sabe o que um deputado faz, mas quer entrar lá. Mas não importa, afinal, também são brasileiros e vivem sonhando com o dia em que poderão curtir a vida adoidado usando nosso suado dinheirinho.

Estes citados até o momento são representantes do humor involuntário. Mas há também aqueles que fazem humor pra valer. O caso mais notório é do candidato Tiririca. Esse faz rir de acordo. Não atoa ganhou a vida como humorista. Ele faz piada à custa do governo, ou melhor, do horário que o governo lhe deu. E pior, faz piadas boas.  Sério, eu ri muito com ele ontem. Tudo bem que não é a hora apropriada para ele fazer isso, mas que é engraçado é. Você pode rir à vontade com ele, só não vote nele, pelo amor de Deus. De palhaçada a política já está cheia. Outros exemplos de humor voluntário são as pseudo-celebridades como mulheres-frutas, músicos falidos e filhos do Éneas Sério, filhos do Éneas! Veja no vídeo abaixo. Só podia ser piada mesmo.

A verdade é que o tal do horário político já está mais do que defasado. Acredito que dificilmente uma pessoa de consciência escolha seu candidato através da propaganda veiculada na TV ou rádio, principalmente no que tange a deputados e senadores, que mal têm tempo para dizer nome e número. Penso que as melhores formas para conhecer os candidatos são através de debates e principalmente fazendo pesquisas na internet, para saber quais são seus planos e também para desvendar seu passado e também descobrir o que fizeram (se é que fizeram) quando estiveram no poder.

Se você não tiver nada melhor para fazer, aproveite o CAFÉ COM ÓCIO ou assista o horário político, pelos menos você corre o risco de se divertir um pouco. 


7 comentários:

Raul disse...

Nossos queridos candidatos a presidente também proporcionam alguns risos: http://www.youtube.com/watch?v=6ilV_hEfKnw&feature=player_embedded

Paulinha disse...

excelente texto, nino! um dos melhores q vc já escreveu aqui...
é, mas nao é tudo uma palhaçada mesmo?!
não tem mta diferença do horário político com o que os nossos excelentes políticos fazem depois... só palhaçada! então, pq o horário seria diferente rs.. eu voto pela Mulher abacaxi, mulher banana e pessego! vamos fazer uma feira em Brasilia... pq só termina em pizza! uhahuauha (péssima! uhauha)

bjo amor

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

Realmente Raul... esse video é deveras engraçado...huahua

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

Que bom que gostou do texto Paulinha!
È mesmo, se fizerem uma feira talvez mude, porque acabar tudo em pizza já cansou...uhahuahua Boa Nina!

Paulinha disse...

ah, fala sério, essa piada foi péssima!
o q eu te disse ontem ao vermos a propaganda eleitoral?
esse país é uma bunda!
como diria o "Chapa Quente"... hahaha "Bota a bunda aí no VT"
hahahahaha

Jonas disse...

É engraçado, mas triste mesmo é saber que pessoas como estas são eleitas pela população, que é ignorante em sua maioria. É ignorante porque esse é o propósito desses humoristas e artistas, se quando eleitos, eles investirem na educação, sabem que daqui a alguns anos são ganharão mais dinheiro na política, porque a população saberá escolher bem e o melhor para seu país e sua região. Isso é um looping...população ignorante, que elege humorista, que não investe na educação, a população continua ignorante e eles continuam sendo eleitos.
Clodovil, netinho, Frank Aguiar, e outros piores ainda...isso me dá raiva, já me perguntaram porque eu vou votar, se tenho 16 anos, mas é porque já cansei de ver tanta palhaçada, se muitos outros pensassem e se revoltassem, isso poderia mudar...

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

Seu pensamento está corretíssimo Jonas, esse é um circulo sem fim. A população continua votando nesses políticos de mentira, que por sua vez fazem um péssimo trabalho no governo e com isso a população continua sem ter educação de qualidade. Sendo assim, isso não vai mudar nunca, vai ficar sempre nessa porcaria. Que é o que eles querem.

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010