Centenário do Curintiá

1 de set. de 2010


Hoje não tem como fugir daquele time de futebol chamado CORINTHIANS, pois onde quer que você vá, irá se deparar com ele. Não há com escapar. Os 100 anos de fundação do clube está em todos os programas de todos os canais de televisão desse país. Nem a internet que costuma ser um ambiente mais democrático, já que você navega pelo site que quiser e acessa o conteúdo que lhe agradar mais, está tomada pelas cores branco e preto. Tenta aí, UOL, TERRA, ESTADÃO, FOLHA, G1, R7, B10, twitter, Orkut...  Não tem jeito, todos estão com o “Curintiá” entre suas principais notícias.

Sendo assim, o CAFÉ COM ÓCIO não pode deixar passar em branco essa data tão especial para o futebol brasileiro. Mesmo que o redator seja palmeirense...

O problema é: o que vou escrever aqui? Não vou me arriscar a contar a história do clube, pois não a conheço bem e qualquer um dos sites anteriormente citados já estão fazendo isso e de forma muito competente. Então, o que eu poderia fazer para homenagear e registrar aqui a comemoração desses 100 anos?
Eu poderia falar que em um século de vida eles não conquistaram a “Taça Libertadores”, por exemplo, mas isso já está mais do que batido. O fato de não terem um estádio também já foi muito falado. E além disso, o tal “fielzão” parece que finalmente vai sair do papel e ainda por cima vai sediar jogos da COPA DO MUNDO. Mas de qualquer forma, isso já estava na cara, quando, sem grandes desculpas, rejeitaram o Morumbi algumas vezes. Mesmo com estádios muito piores de outros estados do país sendo aceitos pela CBF.

Mas na verdade isso tudo pouco importa para os fanáticos torcedores do “timão”. Aliás, você sabe por que o Curintiá é chamado de “timão”? Não é porque ele seja um grande time (não que ele não seja), mas por causa do timão dos barcos. Aquela espécie de direção (volante) de uma embarcação que serve para manobra-la.  Isso posto, voltamos ao que eu ia dizendo. O que importa para a fiel torcida é festejar, festejar e festejar. Ontem rolou até um show da virada em São Paulo, com apresentações musicais e presença de jogadores fazendo a alegria da massa corintiana enquanto esperavam chegar meia-noite e com ela o dia do centenário.

O fato é que o CORINTHIANS é um clube de suma importância para a nação brasileira. Teve até atuação importante politicamente falando nos tempos da ditadura. Procure a respeito da democracia corintiana e sua ajuda politica, é bem interessante. Deixando isso de lado. Seus torcedores, sem brincadeira, são os mais fanáticos que conheço e também os mais chatos pra discutir (quer dizer, os sãopaulinhos também são muito chatos). Diga o que disser, eles são campeões mundiais e ninguém vai tirar isso da cabeça deles, mesmo sem ter conquistado sem continente. Nem perca seu tempo tentando convence-los do contrário, é inútil, digo por experiência própria.

Eles se importam tanto com seu time, que tem hora que chega a ser infantil, ao mesmo tempo em que é admirável. Lógico que existem exceções e nesse caso, como se trata de milhões de pessoas, as exceções também são milhares, mas normalmente o corintiano é assim, coloca seu time à frente de sua própria vida. “Primeiro é o ‘coringão’, depois vejo o que falo para meu chefe e pra minha mulher”. É certo que também existem torcedores de outros clubes que chegam nesse grau de extremismo, mas os alvinegros são maioria. Se isso é bom ou não, saudável ou não, não sei dizer. Só sei que é assim.

Deixo aqui meus sinceros parabéns ao CORINTHIANS. Por sua história, por seus títulos e por seus torcedores (principalmente a minha namorada, que infelizmente é torcedora desse time). Aproveito para agradecer por tentar fazer essa imensa massa feliz e por estar presente num dos dias mais felizes da minha vida em 1999 quando meu PALMEIRAS tirou vocês da “Taça Libertadores” e depois se sagrou campeão. De coração, muito obrigado CORINTHIANS, mesmo! Valeu! 


11 comentários:

Kellynha disse...

kkkkkkkk mto bom!!! Adorei! Principalmente do ultimo parágrafo!kkkkk

Raul disse...

Não entendo porcaria alguma de futebol, mas acho que o Curintcha representa muito bem a velha questão do poder da mídia e propaganda no Brasil. Afinal de contas, com pouco trabalho, convenceram milhões de torcedores de que gastar uma fortuna na contratação de um balofo em fim de carreira foi dinheiro bem gasto...

Juninho disse...

Gostei, só n gostei do ultimo parágrafo..huashas

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

O último parágrafo até agora está sendo motivo de discordância. rs
Mas eu, particularmente, gosto muito dele.

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

Raul destilando veneno por aqui...rs

Jonas disse...

Não sei o que o Corinthians tem pra tanta gente gostar desse time. Mas fazer o que né?!

Estou muito triste, primeiro porque a galinhada vai ter um estádio, segundo, que dá pra ir a pé da minha casa pro local onde vai ser o estádio, não vou poder nem andar com a camisa do Tricolor (quem mandou um são-paulino morar em itaquera?!).

Espero que o mundo acabe em 2012 mesmo, assim eles nunca terão um estádio, acho que os Maias sabiam de tudo.

Brincadeiras a parte, tem muito mais coisa pra se fazer, um estádio em São Paulo não é algo viável, já que temos o Palestra, o Pacaembu e o Morumbi. Antes de se preocupar com Copa do Mundo, deveríamos nos preocupar em dar ensino de qualidade para a população, e pelo menos diminuir a pobreza. Perto do local onde vai ser o estádio, a uns 700 metros mais ou menos, tem uma favela enorme, com certeza vão descer a borrachada nos moradores de lá, derrubar tudo e construir centro empresarial, essas coisas, e esse povo pra onde é que vai??? Cada vez mais para a periferia, mais longe do centro, superlotando ainda mais esses ônibus em direção ao metro, metro que em dia de jogo...Meu Deus!!!

Sem Contar que da onde vai vir o dinheiro para essas obras do estádio??? Do bolso da população, mesmo que falem que para a construção do estádio em sí não vai dinheiro público, mais milhões de reais vão ser gastos com obras ao redor do estádio.

Sem contar com os roubos e furtos que vão aumentar na região de Itaquera, já não basta os milhares de corintianos daqui ainda vai vir mais de todo canto da cidade praticar seus delitos. (Esse não foi um parágrfo crítico).

Muito bem, construam estádios e o que quiserem, pelo menos em jogo da Holanda vou ir lá para olhar aquelas belezinhas de torcedoras, diretamente dos Países Baixos, rsrsrs, o único ponto positivo.

Raul disse...

Acho que o título de "Oswaldo, causador de intrigas" não veio a toa. .

Veja bem, só acho muito estranho que gastem uma nota preta na contratação, o "femônemo" faz uns golzinhos nos primeiros jogos, vendem horrores em camisas e outros itens, depois o bicho simplesmente não joga mais nada.

Com essa trajetória, o Ronaldo ganhou dinheiro, o time ganhou dinheiro, grandes marcas de produtos ganharam dinheiro, só o torcedor que não ganhou nada. Ta ai a grande piada do "Centenada" pra provar.

Paulinha disse...

o q os torcedores de outros times nao entendem, e só o corinthiano entende, rs, é q não importa se não foram conquistados alguns titulos ou foi o tal do ano do "centenada" como mtas piadinhas surgiram...
o q importa é a paixao pelo time, o torcedor corinthiano chora, grita, sofre, mas ama o time e nunca o abandona...
e é claro q os 100 anos do nosso time não poderiam passar em branco...
eu nunca vou abandonar meu timão, por mais q ele nunca ganhe uma libertadores ou qq outro titulo q outros torcedores batem no peito em sempre querer mostrar... sou louca por ti, CORINTHIANS!

Paulinha disse...

ps: 1999 tb faz tempo, né amor?
meu time pelo menos ENTRA na libertadores! :p

Cesar disse...

CENTENÁRIO = CENTERNADA !

Anônimo disse...

Cesar... com todo respeito... seu provável bambi ou porco... vá se fuder. Tanto o SP qto o Palmeiras estão mto piores que o Corinthians esse ano. Fica ketinho aí que a tua moral tá baixinha, baixinha. ;)

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010