Prestação de Serviço nas Eleições

2 de out. de 2010


Dessa vez o CAFÉ COM ÓCIO não está aqui para dizer o que pensa sobre determinado assunto ou criar um debate. Mas sim, para atuar como prestador de serviço aos eleitores brasileiros.

Como a maioria já deve saber, o “Título de Eleitor” não é mais obrigatório na hora de votar. O que simplesmente não faz sentido algum, mas isso não vem ao caso.  O que importa é que quando você for exercer sua cidadania, é necessário levar um documento oficial com foto. Em documentos oficiais com foto incluem-se RG e CNH, além de Carteira de Trabalho, Passaporte e Certificado de Revervista. Então, não tem erro. Mas o título eleitoral também pode ser útil, pois contém a zona eleitoral à qual você deve se encaminhar. Se tiver no jeito, leve ele junto. Na hora de votar, o celular deve estar desligado e o vestuário vai do gosto de cada um. Não há regras para isso. Se quiser ir com a camisa do Corinthians e chinelo de dedo, fique à vontade.

Importante vencer a preguiça e votar dentro do horário permitido, que é das 8h ás 17h. Uma vez que, mesmo que você esteja na fila desde as 16h, por exemplo, e o horário terminar, você será proibido de votar e terá que justificar sua ausência. Portanto, não deixe para última hora. Até porque a votação individual poderá demorar um pouco, pois o número de candidatos é grande (5) e sempre tem as pessoas, geralmente idosos, que sentem dificuldade com o manuseio da urna eletrônica.

Se tiver que justificar, o prazo é de 60 dias para se apresentar à Justiça Eleitoral. Quando for se apresentar, o eleitor deve levar o “Requerimento de Justificativa Eleitoral” preenchido. Este requerimento pode ser encontrado gratuitamente em qualquer cartório eleitoral, nos postos de atendimento ao eleitor e nas páginas do TSE na internet, através deste LINK.

Para agilizar o processo, leve consigo uma cola com os números dos candidatos. Lembrando que a ordem de votação é a seguinte:

·         Deputado Estadual (5 dígitos)
·         Deputado Federal (4 dígitos)
·         Senador - 1°vaga (3 dígitos)
·         Senador - 2°vaga (3 dígitos)
·         Governador (2 dígitos)
·         Presidente (2 dígitos)

Se quiser, neste LINK do Terra, é possível imprimir uma colinha esperta. Porém, nada que a velha dupla papel e caneta não resolva.

Caso não esteja lembrando, ou queira confirmar, o número dos candidatos, este LINK, também do Terra (não, não rola jabá), tem o número de todos os candidatos, separados por estado e ordem alfabética. Através do mesmo link, é possível também checar os dados dos candidatos, como Declaração de Bens, Certidão Criminal, Grau de Instrução, Ocupação e Prestação de Contas. Uma ocasional dúvida de última hora pode ser resolvida com a ajuda destes dados.

Então, não esqueçam, as Eleições 2010 acontecem amanhã em todo território nacional. Vote consciente. Nosso futuro depende de nós mesmos. Esta é a unica arma que temos contra os políticos que tanto criticamos.

Leia também:


2 comentários:

Raul disse...

Pronto, votamos. Agora só tenho duas esperanças: Desses politicos bizarros nos surpreenderem e ajudarem a melhorar o país; ou de a coisa ficar tão ruim que o povo tome vergonha na cara e saia as ruas pra mudar o país

Carlos E. Garrido - Café com Ócio disse...

Infelizmente creio que nenhuma das duas coisas vai acontecer. Acredito que vá ficar tudo na mesma. Esses caras não vão fazer nada que preste e o povo vai continuar indiferente, como sempre.

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010